Se você sofre com dores na lombar, dorsal ou cervical, pelo menos uma boa notícia: você não está sozinho. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 80% dos 7 bilhões de pessoas existentes no planeta já experimentaram – ou vão experimentar – problemas na coluna ao menos uma vez na vida. Entre as causas, existe um pouco de tudo: doenças ósseas, traumas físicos, estresse e problemas musculares. Para essas duas últimas, as mais recorrentes entre a população, agora vem a notícia ruim. Pode até não existir a necessidade de uma intervenção cirúrgica mais drástica, mas tampouco existe uma receita única para a cura. O ideal para conviver em paz com suas costas é olhar para sua rotina, da cama à reunião de trabalho: corrija sua postura, evite pegar peso e combine atividades físicas e aeróbicas para fortalecer os músculos – tudo ao mesmo tempo.
“Não é só fazer exercícios. As orientações básicas, como a maneira exata com que você posiciona o banco do carro, também devem ser seguidas”, diz o fisioterapeuta Claudio Keigo Corrêa, do Centro de Bem-Estar Levitas. “Na hora de dormir, é importante usar um colchão firme, que não seja nem muito duro nem muito mole. O objetivo é que a cama se adapte ao corpo”, completa o médico Alexandre Cristante, da Sociedade Brasileira de Coluna. “Quem dorme de lado, que é a melhor posição, tem de usar um travesseiro mais alto. Quem dorme de barriga pra cima tem de utilizar um travesseiro baixo, também para manter a coluna reta. E dormir de barriga para baixo é ruim, pois é difícil manter a posição correta da coluna deitado de bruços.”
Depois de conseguir uma boa noite de sono, o recomendável para quem já sofre com as dores é deixar esportes como futebol e tênis de lado por um tempo. Primeiro, é preciso reforçar a musculatura abdominal e paravertebral (que ajuda na sustentação da coluna) duas ou três vezes por semana, com exercícios de pilates, RPG, hidroginástica, natação e, em intensidade leve, musculação. Já no trabalho, não basta apenas manter uma postura ereta e o computador na altura dos olhos. Você também precisa se mexer, inserindo elementos que o façam levantar regularmente. “O ideal é alternar posturas: a cada duas horas, é preciso fazer uma pausa para tomar café, beber água ou dar uma volta”, diz Cristante. Se o seu chefe perguntar, fique tranquilo: diga que é recomendação médica.