quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pessoas claras com mais de 40 anos têm mais risco de câncer de pele

Saiba quais características observar nas pintas, sardas ou verrugas.

Quem tem mais de 50 sinais apresenta 10 vezes mais chance de câncer.

Do G1, em São Paulo
Pintas são muitas vezes um sinal de charme ou elegância, mas é preciso ficar atento a elas, principalmente no verão. É necessário passar sempre filtro solar, com fator de proteção (FPS) 15 no mínimo. E observar a evolução das marcas de pele, sardas ou verrugas (também chamadas de berrugas).
Quanto mais pintas uma pessoa tiver, maior é o risco de câncer. Alguém com mais de 50 sinais, por exemplo, apresenta 10 vezes mais chance de desenvolver a doença no futuro.
Pintas (Foto: Arte/G1)
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registra 113.850 novos casos de câncer de pele por ano. E a doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sobretudo as de pele clara (ruivos ou loiros, de olhos azuis), com queimaduras ou doenças cutâneas prévias.
Se identificado precocemente, esse tumor é o tipo com maior chance de cura, segundo a dermatologista Márcia Purceli. Ela explicou que é importante prestar atenção na borda, nas assimetrias, na cor (se houver mais de duas), no diâmetro e na evolução das pintas.
Pintas em áreas de atrito, como palmas das mãos, plantas dos pés e virilha, merecem ainda mais atenção. Algumas vezes, é preciso retirá-las para evitar que evoluam para um câncer. Indivíduos de pele negra com pintas na planta dos pés devem procurar um médico, pois pode ser um sinal de perigo.
De acordo com a pediatra Ana Escobar, até os 2 anos de idade aparecem as pintas congênitas, com as quais o bebê já nasce. E até os 40 anos é possível surgirem novas marquinhas pelo corpo.
Até os 20 anos de idade, as pessoas recebem 80% do sol que tomam ao longo da vida. Isso porque costumam ficar mais tempo ao ar livre em brincadeiras, na escola ou praticando esportes. É nesse período que precisam dar maior atenção à proteção solar, sobretudo porque esse é uma fase de muito desenvolvimento e proliferação celular.
Os raios de sol são diferentes, apesar de não se notar essa diferença. O ultravioleta B (UVB) atinge a superfície da pele e bronzeia. Já o UVA penetra com mais profundidade e acelera o processo de envelhecimento.
Dicas
- Faça o autoexame de pintas a cada três meses, com ajuda de um espelho. Órgãos genitais, virilha, costas e planta dos pés também devem ser observados
- Use filtro solar com, no mínimo, fator de proteção 15 e repasse pelo menos a cada quatro horas (ou duas, se fizer atividade física ou suar muito). Após entrar na água, repasse o filtro imediatamente, mesmo que ele se rotule à prova d'água
- Pessoas brancas, de olhos e cabelos claros devem evitar o sol entre as 10h e 16h
- Chapéu de aba larga protege melhor que o boné, que cobre no máximo 7 cm do rosto
- O guarda-sol de lona é melhor que o de nylon, porque bloqueia o sol
- Roupas escuras protegem mais que as claras. Uma camiseta branca molhada deixa passar até 50% de radiação