segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sete dicas para perder a barriga



Indesejada e difícil de ser eliminada, a gordura que se acumula no abdome precisa de exercícios e hábitos saudáveis para ir embora

Vivian Carrer Elias
Barriga
Para conseguir a barriga ideal, é preciso combinar diferentes atividades físicas e bons hábitos (ThinkStock)
Nem abdominal e muito menos dietas milagrosas. Diminuir as medidas da cintura e eliminar as gorduras da barriga exigem disciplina, diferentes modalidades de atividade física, boa alimentação e hábitos saudáveis. "Praticar exercícios físicos sem o acompanhamento de uma dieta adequada exige que a atividade seja extremamente intensa, algo que poucos conseguem fazer. Por isso, emagrecer requer sempre as duas coisas", diz Gláucia Carneiro, endocrinologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
É essencial entender que conseguir a barriga ideal requer queima de gordura e fortalecimento muscular. Portanto, fazer somente abdominais de nada adianta. Deve existir uma combinação entre as atividades aeróbicas, que são aquelas que aceleram a frequência cardíaca, como corrida e natação, com atividades de resistência, como treinos de musculação, por exemplo. Além disso, ficar longe dos maus hábitos, como comidas muito calóricas e bebidas alcoólicas, também facilita chegar nesse objetivo. Conheça sete dicas que também podem ajudar:

Só atividade física não resolve

Perder a gordura abdominal necessita de uma simples e conhecida equação matemática: consumir menos e gastar mais calorias. Para isso, os exercícios físicos devem ser aliados com uma dieta balanceada e, assim, promover esse déficit calórico. "É muito mais fácil perder gordura combinando esses dois hábitos. Só atividade física pode até eliminar a gordura abdominal, mas esse processo será muito mais lento, já que ganhar e acumular calorias é muito mais fácil do que perdê-las. Isso pode desestimular aquele que pretende perder peso", afirma o fisiologista Turíbio Leite de Barros.

Faça exercícios aeróbicos

A gordura é queimada pelo metabolismo conforme o corpo se movimenta. As atividades aeróbicas, como corrida, caminhada, natação, dança e ciclismo, são aquelas que mais acelaram o metabolismo e, portanto, são mais eficazes para eliminar a gordura do corpo. "Porém, as pessoas precisam entender que uma atividade aeróbica queima gordura de todo o corpo, e não só da barriga, e depende de cada um a região que vai ser mais favorecida. Alguns, por exemplo, podem perder mais medidas nos braços do que no abdomem, mas isso não quer dizer que este não esteja perdendo gordura também", explica educador físico e pesquisador da Unifesp Vladimir Bonilha Modolo.

Musculação pode ajudar, mas não sozinha

Passar os dias fazendo abdominais não faz com que a gordura da barriga seja eliminada. Esses exercícios fortalecem o músculo do abdomem, mas não são o suficiente para queimar gorduras, então, para um bom resultado, devem ser combinados com alguma atividade aeróbica. "Por outro lado, um treino de musculação mais completo pode queimar calorias, mas não tanto quanto uma corrida ou uma aula de dança, por exemplo. Para resultados mais eficazes, a atividade aeróbica não deve ser deixada de lado.

Trabalhe sua postura

Muitas vezes o problema do incômodo com a barriga pode estar associado à má postura. "Uma postura errada torna a pessoa mais baixa do que é e dá a impressão de que a barriga é maior. Quando esse problema é melhorado, ela passa a parecer mais alta e mais magra", explica o educador físico Marcos Marques. Atividades como ioga, pilates e ginástica funcional são opções de atividades que trabalham mais a postura e o equilíbrio do que de fato a queima de calorias ou a musculação, mas que também rendem bons resultados.

Mantenha a regularidade

A frequência das atividades físicas são fundamentais para que os resultados cheguem. Não adianta passar uma semana inteira fazendo exercícios de intensidade alta e depois ficar outra semana sem nenhum exercício.

Leve em conta seu metabolismo

Cada pessoa apresenta uma tendência maior ou menor para acumular e perder gordura no corpo. De maneira geral, as mulheres são as que têm mais facilidade para acumular gorduras, já que possuem um metabolismo mais lento do que os homens. "Isso se deve à testosterona, hormônio que acelera o metabolismo dos homens e os ajuda a acumular menos gordura no corpo", explica o médico Turíbio de Barros. Por isso, geralmente as atividades aeróbicas são majoritariamente recomendadas para as mulheres. Há também pessoas com problemas de alteração hormonal, como o hipotireoidismo, que facilita o acúmulo de gordura. O fator genético também interfere nessa tendência.

Revise os maus hábitos

Má alimentação, sedentarismo, bebida alcoólica e cigarro são fatores fortemente associados com o acúmulo da gordura na barriga e, o que é pior, com diversos problemas de saúde, como diabetes, piora na pressão arterial e riscos de acidente vascular cerebral. A mudança do estilo de vida implica na melhora da saúde e também na perda da gordura na barriga.





Colesterol alto aumenta o risco de desenvolver Alzheimer


Problema causa divisão celular incorreta, com número errado de cromossomos, o que encoraja o desenvolvimento de placas de beta amiloide no cérebro

  • Pesquisa se baseou em estudos sobre Síndrome de Down e na rara doença de Niemann Pick-C, que tem como característica a dificuldade de metabolismo de moléculas de gordura
  • O estudo foi publicado na revista on-line PLOS ONEE

  • rinho
NOVA YORK - Uma nova pesquisa afirma que o colesterol alto não é só ruim para o coração, também pode desenvolver demência. Com base em estudos de Síndrome de Down e doença de Niemann Pick-C (condição genética hereditária rara, na qual as pessoas não conseguem metabolizar o colesterol e outras moléculas de gordura nas células) o estudo da Universidade do Colorado e do Instituto Linda Crnic descobriu que o colesterol alto bagunça o processo de divisão celular, causando uma divisão incorreta e distribuindo os cromossomos duplicados inadequadamente. O resultado é o acúmulo de células defeituosas que carregam três cópias do cromossomo associado à proteína amiloide, que forma as placas características do mal de Alzheimer. O estudo foi publicado na revista on-line PLOS ONE.
Pesquisas anteriores já tinham descoberto que pessoas com colesterol alto, definido por mais de 5,8mg/dl tinham mais placas no cérebro que aquelas com nível de colesterol baixo ou normal. Um total de 86% das pessoas com colesterol alto tinha, também, placas no cérebro, comparadas a 62% das pessoas com colesterol baixo segundo pesquisa da Universidade japonesa Kyushu.
Através de autópsias, eles buscaram placas e emaranhados no cérebro, ambos conhecidos como marcadores para a doença de Alzheimer.As placas são um acúmulo de uma forma da proteína amiloide que ocorre entre as células nervosas. Emaranhados são o acúmulo de uma proteína diferente, chamada tau, dentro das células nervosas. Enquanto o estudo não descobriu nenhuma relação entre o colesterol alto e os emaranhados, houve uma relação definitiva com as placas.