segunda-feira, 4 de março de 2013

Agências da ONU saúdam cura funcional de criança com HIV



DE SÃO PAULO

A Unaids, o programa conjunto das Nações Unidas sobre AIDS/HIV, e a Unicef saudaram, num comunicado à imprensa, o anúncio de que cientistas conseguiram a cura funcional de uma criança com HIV nos Estados Unidos
A criança, uma menina que nasceu em uma zona rural do Mississippi, nos EUA, foi tratada com remédios antirretrovirais 30 horas após seu nascimento, um procedimento que não é o normalmente adotado nesses casos.
A menina, agora com dois anos e meio, está há um ano sem tomar medicamentos e não apresenta sinais do vírus.
Se os achados se confirmarem esse poderá ser o primeiro caso documentado de um bebê HIV positivo que apresentou níveis não identificados do vírus após um exame, diz o comunicado.
"Essa notícia nos dá muita esperança de que uma cura para o HIV em crianças é possível e pode ser um passo a mais rumo a uma geração livre da Aids", disse o diretor executivo da Unaids, Michel Sidibé. "Isso também ressalta a necessidade de pesquisa e inovação, especialmente na área do diagnóstico precoce."
Entretanto, a Unaids é cautelosa, indicando que mais estudos precisam ser conduzidos para compreender as descobertas e se elas teriam o mesmo efeito em outras crianças.