quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


uís Fernando Veríssimo: EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA Dizem que tod...

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA


Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo - e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.
E já que vou, levo um jornal... Tchau!
Viva a vida com bom humor!!!

A banana


A banana é uma das frutas mais populares e consumidas no mundo. Originária da Índia, a fruta cresce na maior parte das áreas de clima tropical de e, geralmente, é encontrada em todas as épocas do ano por um baixo custo. Isso porque a bananeira é uma planta que se adapta facilmente a diversos tipos de solos e é bem distribuída no território brasileiro e tal fator sem duvida facilita seu custo e consumo, tanto que, o termo popular “à preço de banana” surgiu a partir deste pressuposto.
Fonte alimentar de, principalmente de potássio e vitamina B6, além de vitamina C e ácido fólico e aliada às fibras e açúcares simples, como glicose, sacarose e frutose, que também a compõe, a banana constitui-se um alimento de alto valor nutritivo e de grande potencial para agir como combustível para o organismo.
Por ser fonte de potássio a banana pode contribuir para o controle da pressão arterial em que o excesso de sódio, deve ser balanceado com a adição do potássio, para que haja a manutenção do equilíbrio entre os dois minerais. Além disso, contribui para a prevenção da osteoporose, através da redução da perda de cálcio pelo organismo. Por ser um mineral que participa da contração muscular ele colabora com a ausência de contrações involuntárias nos músculos conhecidas como cãibras e, por isso, atletas, em maioria, costumam ingerir banana antes de competições a fim de garantir melhores desempenhos musculares.
As bananas, quando verdes, possuem sabor adstringentes, comumente conhecido por “trancar” na boca. Isto porque antes da maturação a polpa se constitui basicamente de amido e água. Alguns estudos afirmam que o consumo da massa da banana verde auxilia na prevenção e tratamento de problemas intestinais por ter ação semelhante à fibra alimentar de produzir substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino.
Dentre as variedades mais conhecidas estão: banana-nanica, banana-maçã , banana-prata, banana-ouro, banana-d’água ou caturra, banana-caiana, banana-pacamã, banana-são-tomé, banana-figo, banana-pacoba e banana-da-terra. As três primeiras são, normalmente, consumidas ’in natura’, por apresentarem sabor mais adocicado. Já as outras, por serem menos doces e mais firmes, são frequentemente utilizadas para preparações, tais como doces, à milanesa, fritas em guarnições, bolos, pastéis, entre outras.

Valor nutricional

Valor nutritivo de 100 gramas de banana prata (valores apenas referenciais):

Strongest Dad in the World by Rick Reilly 

Eighty-five times he's pushed his disabled son, Rick, 26.2 miles in marathons. Eight times he's not only pushed him 26.2 miles in a wheelchair but also towed him 2.4 miles in a dinghy while swimming and pedaled him 112 miles in a seat on the handlebars – all in the same day.

Dick's also pulled him cross-country skiing, taken him on his back mountain climbing and once hauled him across the U.S. on a bike. Makes taking your son bowling look a little lame, right?

And what has Rick done for his father? Not much – except save his life.

This love story began in Winchester, Mass., 43 years ago, when Rick was strangled by the umbilical cord during birth, leaving him brain-damaged and unable to control his limbs.

Mulheres que tomaram refrigerante dietético tiveram até 60% mais risco de desenvolver diabetes



  • Pesquisa francesa feita com 66 mil mulheres em 14 anos comparou consumo de bebida com a versão com açúcar e suco




Refrigerantes em prateleira de supermercado
Foto: Agência O Globo
Refrigerantes em prateleira de supermercado Agência O Globo
RIO- Mulheres que tomaram refrigerantes diet semanalmente tiveram risco até 60% maior de desenvolver diabetes, revela pesquisa feita na França pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisas Médicas do país europeu. O estudo envolveu mais de 66 mil mulheres. O trabalho informa que as consumidoras de refrigerantes diet consomem, em média, 2,8 copos por semana, em comparação com os 1,6 copos das que tomam refrigerante com açúcar.
A pesquisa, publicada na “American Journal of Clinical Nutrition”, monitorou as voluntárias por 14 anos, entre 1993 e 2007. Até então, associava-se o risco de diabetes ao consumo excessivo de açúcar, e o refrigerante normal sempre foi considerado uma de suas fontes mais exageradas nas prateleiras dos supermercados. Bom notar que mulheres que tomavam refrigerantes na versão com açúcar desenvolveram diabetes com maior frequência que as que preferem sucos tão somente.
Aquelas que beberam até 359ml de qualquer refrigerante por semana — pouco mais que o equivalente a uma lata — tem 33% mais chances de ter a doença. O risco mais que dobra quando a quantidade sobe para 600ml por semana.
Já quem bebeu refrigerante adoçado artificialmente teve risco ainda maior. Aquelas que consumiram até meio litro por semana acrescentaram 15% no risco de diabetes em relação às que tomaram o refrigerante convencional. Quando o consumo superou um litro e meio, as chances aumentaram em 60%.
O artigo científico citou outro estudo que apontava que o aspartame — o adoçante mais comum — teve um efeito similar na taxa de glicose e insulina do sangue que o causado pelo açúcar.
Estatísticas da Organização Mundial de Saúde mostra que 347 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes, uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina o suficiente, ou quando o corpo não consegue usar o hormônio eficientemente. Ao longo do tempo, a doença pode danificar o coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos.

Exercícios físicos na vida adulta diminuem os riscos de demência



  • Pesquisa mostrou redução de 36% em pessoas que fizeram um teste de esteira e foram acompanhadas durante 24 anos



Adultos saudáveis e ativos como o ex-jogador de futebol Raí têm 36% menos chances de desenvolver a doença na velhice
Foto: Divulgação
Adultos saudáveis e ativos como o ex-jogador de futebol Raí têm 36% menos chances de desenvolver a doença na velhice Divulgação
NOVA YORK - Estar em forma na vida adulta está associado a um menor risco de demência na velhice, segundo um novo estudo do Instituto Cooper, em Dalas.
Entre 1971 e 2009, 19.458 adultos saudáveis de até 65 anos fizeram um teste de esforço na esteira como parte de um exame de saúde. Os pesquisadores acompanharam os dados médicos dos indivíduos por 24 anos, em média.
Após o ajuste para idade, tabagismo, diabetes, colesterol e outros fatores de saúde, os pesquisadores descobriram que, em comparação com os 20% de mais baixa aptidão na meia-idade, aqueles com mais de 20% tinham um risco 36% menor de desenvolver demência.
A razão para a associação não ficou clara, mas foi indepedente de riscos cardiovasculares e cerebrovascular, sugerindo que The reason for the association is unclear, but it was independent of cardiovascular and cerebrovascular risk factors for dementia, suggesting that both vascular and nonvascular mechanisms may be involved.
— Demência é uma doença sem cura ou bons tratamentos — disse a autora do estudo, Laura F. DeFina, diretora científica interina do Instituto Cooper, em Dalas. — Atividade física pode ser uma maneira preventiva para tratar demência em vez de abordar os custos de um ancião com deficiência.
A população estudada era na maioria branca e com alto nível de escolaridade e segundo os pesquisadores os resultados não podem ser generalizados.

Como o amor afeta nossos corpos e cérebros



  • Descobertas da neurociência ajudam a revelar alguns dos mistérios do desejo, da paixão e do sexo





Contato: olhares, carinhos, beijos e sexo estão entre as formas de estimular a liberação de oxitocina, a mais poderosa arma para fazer o amor durar
Foto: Latinstock
Contato: olhares, carinhos, beijos e sexo estão entre as formas de estimular a liberação de oxitocina, a mais poderosa arma para fazer o amor durar Latinstock
RIO - Sensações de prazer, pensamentos obsessivos e desejos insaciáveis. Quem já se apaixonou conhece estes e outros sintomas, mas avanços da ciência e da psicologia ajudam a revelar pela primeira vez o que esta estranha “doença” chamada amor faz com nossos corpos e cérebros, contam o neurocientista Larry Young e o jornalista Brian Alexander, autores do livro “A química entre nós — Amor, sexo e a ciência da atração”.
A ciência já é capaz de explicar os mistérios do amor?
LARRY YOUNG: Creio que não. Mesmo para mim, como neurocientista, o amor ainda é algo lindo e misterioso. Mas a ciência também já está começando a entender como as emoções como o amor são geradas em nossos cérebros por alguns compostos químicos e estruturas cerebrais, mas de forma alguma sabemos o bastante para tirar todo o mistério e beleza do amor.
BRIAN ALEXANDER: Concordo com Larry, mas também acredito que, à medida que a ciência explica cada vez mais como os mecanismos do amor funcionam, podemos começar a pensar no amor de formas diferentes. Às vezes, estar consciente de um processo pode fazer com que você o veja de um jeito diferente. Estando mais conscientes do que acontece quando o amor está envolvido podemos tomar atitudes que preservem o que há de bom no amor. No último capítulo de nosso livro falamos dos modos como a sociedade moderna pode estar afetando os laços entre as pessoas e, sabendo como estes laços funcionam, como nossos cérebros criam estes laços entre pessoas, podemos proteger melhor o amor de alguns destes possíveis danos causados pela sociedade moderna.
E como podemos fazer isso?
YOUNG: Ao aprendermos mais sobre estes processos cerebrais do amor, podemos usá-los em nosso benefício. No livro falamos muito sobre o importante papel que a interação entre a oxitocina e a dopamina (neurotransmissores responsáveis por ativar as sensações de prazer, recompensa e empatia, entre outras) tem na construção do amor. Creio que as pessoas envolvidas em uma relação podem então pensar em maneiras de mudar seus comportamentos de forma a estimular a liberação destas moléculas em seus cérebros. Sabendo que a oxitocina está envolvida em focar sua atenção no seu parceiro ou parceira e a dopamina em transformar isso numa sensação de recompensa, então podemos nos engajar em comportamentos que estimulem a liberação de oxitocina, como, por exemplo, olhar nos olhos um do outro, conversar, se abraçar, beijar, trocar carinhos. E fazer isso em um contexto que estimule a liberação de dopamina, como um encontro em um lugar diferente, férias em um local exótico, tudo combinado com uma intimidade sexual, talvez realmente possamos reacender a paixão em relações que estejam esfriando. Parece óbvio que se deva fazer isso, mas a partir do momento que notamos que existem razões científicas para fazer isso, o esforço talvez seja maior.
As estratégias do amor, então, não são muito diferentes das que já conhecemos quase que instintivamente, como dar atenção, carinho, afeto, jantares românticos, mandar flores?
ALEXANDER: Sim, as estratégias do amor podem ser muito simples. Apenas olhar nos olhos de seu parceiro ou parceira, ter uma conexão física íntima, já funcionam. Não precisamos estar a toda hora partindo para viagens exóticas, embora isso também funcione muito bem. Coisas simples como carinhos e conversas doces são armas poderosas do amor. À medida que entramos na nossa rotina diária, tendemos a esquecer a importância destes gestos simples. E embora saibamos que devemos estar atentos a isso, no nosso livro mostramos as razões pelas quais devemos fazer isso.
YOUNG: Um estudo recente revelou que a pele tem neuroreceptores específicos para transmitir os sinais associados a carinhos, cuidados, os toques suaves da intimidade. Estamos começando a entender as conexões entre a pele, o cérebro e a oxitocina e como tudo isso está envolvido no ato simples de se tocar. Acredito que os casais frequentemente não se abraçam o suficiente, não têm contato físico o bastante. O toque é muito importante. Assim, antes mesmo de pensar em flores, encontros românticos, viagens etc. devemos nos focar nas coisas simples.
Esta semana, aqui no Brasil, estaremos no carnaval, uma festa marcada pela liberação das inibições e fantasias, em que muitas relações, momentâneas ou duradoras, começam, enquanto outras tantas também terminam com ciúmes, traições e brigas. O que a ciência tem a nos dizer sobre nosso comportamento em ocasiões como esta?
ALEXANDER: O que acontece nestes momentos é que as pessoas estão como que fazendo um acordo consigo mesmas que diz que, como este é um momento especial do ano, elas vão colocar um pouco em suspenso seu lado racional e permitir que as partes mais primitivas e voltadas para recompensas imediatas de seus cérebros tomem conta. As pessoas costumam fazer isso quando estão em grandes festas como o carnaval e desta forma podem acabar se relacionando com estranhos.
YOUNG: E temos que lembrar ainda que para os homens é mais fácil ter encontros sexuais sem realmente criar laços fortes com a pessoa com a qual estão, pelo menos neste primeiro momento. Assim, as mulheres devem prestar atenção que, embora também possam pensar que estão apenas fazendo um sexo casual, a ciência mostra que nelas estes laços tendem ser construídos mais depressa. Nestas situações, os homens podem ver uma mulher que não conhecem como um simples objeto, alguém com quem fazer sexo. Já as mulheres são mais inclinadas a ver a pessoa e criar laços com ela. Isso pode ser estressante mais tarde, quando a relação não tiver continuidade. O sexo pode ser poderoso, mesmo que se ache que ele é apenas casual. Não há escolha, o sexo ativa a liberação desses neurotransmissores no cérebro e algumas vezes você pode se encontrar em uma posição que não foi planejada. Pode ser algo fora do seu controle.
E quanto às pessoas em uma relação estável? O que elas podem fazer para evitar as tentações do carnaval?
YOUNG: As mulheres, por exemplo, podem estimular a liberação de oxitocina em seus parceiros antes que saiam para a festa. Há estudos que mostram que homens em uma relação monogâmica que têm altos níveis de oxitocina em seus cérebros mantêm distância de outras mulheres atraentes. E o sexo é o mais potente estimulador da liberação de oxitocina. Agora que sabemos da importância deste neurotransmissor para a manutenção de uma relação, podemos literalmente prescrever mais sexo de um ponto de vista neuroquímico. Sexo cara a cara, com a liberação de oxitocina e dopamina associada e os parceiros se vendo, fortalece muito a conexão do casal. Podemos ver isso como ordens médicas para manter o fogo da paixão aceso.
ALEXANDER: Muitas vezes a relação entra numa rotina e tendemos a fazer menos sexo com nossos parceiros. Há uma diferença entre a monogamia social e a sexual e as pesquisas demonstraram o poder da novidade, que estimula a liberação de dopamina e ativa o desejo por outra pessoa. Tendo consciência de que isso acontece com quase todos os casais se pode fazer algo, e isso inclui um esforço deliberado de fazer sexo mais vezes. Quando um homem está feliz e satisfeito, as chances dele procurar sexo em outro lugar são muito menores. Não podemos garantir que vai funcionar, mas fazer sexo com seu parceiro ou parceira antes de saírem de casa para a festa pode ser uma boa estratégia para evitar problemas.

Briga com a balança? Saiba os mitos e verdades do que pode queimar as gordurinhas da barriga




Siga as dicas da nutricionista Bia Rique para não fazer feio neste verão



Top Candice Swanepoel exibe ‘barriga negativa’ em campanha de biquíni Foto: Reprodução
Top Candice Swanepoel exibe ‘barriga negativa’ em campanha de biquíniREPRODUÇÃO

RIO — Qual mulher não quer ter o corpo sequinho e o abdômen sarado? Talvez por conta disso é que circulam por aí tantas lendas sobre o que provoca ou tira barriga. Perguntamos para a nutricionista Bia Rique, da Clínica Ivo Pitanguy, o que é mito e verdade quando o assunto é essa indesejável gordurinha que queremos tanto perder - principalmente no verão. Confira:
Barriguinha de chope. Fato?
Claro que cerveja e refrigerante têm muitas calorias. Mas isso não quer dizer que toda a gordura vai ficar concentrada na barriga. "Na verdade, ela pode acumular em qualquer parte do corpo", explica Bia Rique.
Beber durante as refeições dá barriga?
Beber muito líquido durante as refeições pode dilatar o estômago e dificultar a digestão. "Se a pessoa toma duas latas de refrigerante durante as refeições vai acabar engordando".
Abdominal é bom para tirar barriga?
Abdominal tonifica a musculatura da barriga, mas não queima a gordura da região. "A pessoa tem a sensação de perder barriga porque o exercício diminui a flacidez e trabalha o músculo, deixando a barriga dura".
Má postura engorda?
Muita gente fica com barriga proeminente por causa da postura errada. A pessoa curvada projeta o abdômen e o quadril para frente, ficando com barriga e culote. "O RPG acaba ajudando indiretamente, mas para resolver a questão é preciso também fazer esteira e ter uma alimentação saudável".
Fazer exercícios com muita roupa ajuda a emagrecer?
Fazer exercícios com muita roupa só vai fazer com que você transpire mais. "Mas fazer exercício no frio queima mais gordura do que no calor. Como o organismo precisa manter a temperatura corporal, nosso corpo vai gastar calorias para manter a temperatura dele a 36 graus".
Adianta correr todos os dias durante 30 minutos na esteira?
Adianta porque você deletou a sua parte de glicogênio do organismo (reserva energética). E embora nao tenha entrado na queima de gordura (que é a partir de 30 minutos), a sua reserva naquele dia acabou. "Se você não faz exercícios e fica parada, o seu 'tanque' fica cheio", explica Bia.