terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Suco de beterraba reduz a pressão arterial



  • Líquido gera efeitos poucas horas após ser ingerido. Segredo está no nitrato, que relaxa e dilata os vasos sanguíneos


Suco reduz a pressõa arterial
Foto: Letícia Pontual/02-02-2010
Suco reduz a pressõa arterial Letícia Pontual/02-02-2010
RIO - Um copo de suco de beterraba pode ter impacto imediato na redução da pressão arterial. É o que mostra estudo do Instituto de Diabetes e Coração Baker, em Melbourne, na Austrália.
O líquido pode causar efeito poucas horas depois de bebido. O suco reduz a pressão arterial sistólica (o maior valor verificado durante a aferição de pressão) em uma média de 5 pontos entre grupos de pessoas saudáveis. Segundo os pesquisadores, a queda pode parecer pequena, mas pode equivaler a uma redução de 10% no número de mortes devido a problemas cardíacos.
— É possível gerar um efeito em uma dose única — conta o pesquisador Leah Coles, um dos autores do estudo.
No estudo, 15 homens e 15 mulheres beberam aproximadamente 500 gramas de suco de beterraba, sendo três quartos da bebida em si e o resto de suco de maçã, e passaram a ser monitorados por 24 horas. O mesmo procedimento foi repetido duas semanas mais tarde, com a ordem invertida.
Nos dois gêneros, os resultados mostraram tendência a baixar a pressão arterial sistólica seis horas após terem bebido o suco de beterraba. Quando os pesquisadores limitaram a análise aos homens, porém, encontraram uma redução significativa de aproximadamente 4,7 pontos. Outros estudos já haviam mostrado que a queda pode não ser tão forte em mulheres.
De acordo com os autores do trabalho, a alta concentração de nitratos na beterraba é a responsável pelos benefícios. Em um processo biológico, os sais, presentes em fontes alimentares como beterrabas e vegetais de folhas verdes, são convertidos em óxido nítrico dentro do corpo. O elemento, então, relaxa os vasos sanguíneos e depois os dilata, o que ajuda a melhorar o fluxo do sangue e, consequentemente, reduz a pressão arterial.
Segundo Coles, o fato pode ser explicado pelo fato de que as mulheres no estudos usavam medicamentos de prescrição, como contraceptivos orais.
Estudos anteriores haviam demonstrado que o suco de beterraba pode baixar a pressão arterial em laboratórios. Esta é a primeira vez, porém, que os efeitos em pessoas saudáveis são observados, sem que esta passe por alguma mudança na rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário