sábado, 25 de agosto de 2012

Refrigerante diet pode elevar risco de derrame e infarto.


Refrigerante diet pode elevar risco de derrame e infarto.


RIO - O hábito de consumir refrigerantes dietéticos diariamente aumenta o risco de infarto e de derrames, segundo estudo realizado por meio de entrevistas com 2.564 adultos acima de 40 anos, de 1993 a 2001, em Manhattan, Nova York. Os dados foram apresentados na reunião da Associação Americana de Derrame, que acontece na Califórnia.
A pesquisa, feita por especialistas da Universidade de Columbia e da faculdade de medicina da Universidade de Miami, mostrou que as pessoas que consumiam os refrigerantes dietéticos todos os dias tinham 31% mais chances de sofrer doenças cardiovasculares. E o risco continuou alto, em 48%, após os autores descartarem fatores como síndrome metabólica e histórico de doença cardíaca.
- Se os nossos resultados forem confirmados em novos estudos, será possível concluir que os refrigerantes diet não são bons substitutos para as bebidas adoçadas na prevenção de doenças cardiovasculares - afirma Hannah Gardener, principal autora do trabalho. - Por enquanto, trata-se de um estudo preliminar e não estamos recomendando que as pessoas deixem de beber esses produtos. Porém outros grandes estudos devem considerar essa questão.
Os médicos não encontraram uma relação química ou biológica para explicar o perigo de consumir refrigerantes diets. Mas acreditam que as pessoas que têm esse hábito são mais sedentárias, bebem mais álcool e apresentam outros fatores de risco, como hipertensão arterial e tabagismo
- Os resultados chamam a atenção para o consumo em excesso dessas bebidas - diz Steven Greenberg, neurologista da Universidade de Harvard.
Já Maureen Storey, da Associação Americana de Bebidas, disse em comunicado que não há provas de que refrigerante diet, isoladamente, possa elevar o risco de doenças vasculares ou derrame.
- Um grande número de provas científicas mostra que as bebidas dietéticas podem ser uma ferramenta útil de controle de peso, e isso tem o respaldo da Associação Dietética Americana.
Em outro dado da pesquisa, os autores confirmaram que o consumo de sal aumenta muito o risco de derrames, mesmo em pessoas que não sofrem de pressão alta. Segundo os autores, indivíduos que consomem além de 4mg por dia desse alimento têm mais do que o dobro de chance de sofrer problemas de saúde do que pessoas que ingerem menos de 1.500 mg por dia. Uma colher de chá de sal tem aproximadamente 2.300mg de sódio.
O risco de acidentes cerebrais aumenta 16% a cada 500mg de sódio consumidos ao dia, dizem os autores. Mas isso depende ainda de variáveis como idade, sexo, uso de álcool e hábito de fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário