sábado, 25 de agosto de 2012

Número de obesos triplica em 30 anos em São Paulo.


Número de obesos triplica em 30 anos em São Paulo

Pesquisa feita com jovens alistados no Exército entre 1978 e 2008 mostra que percentual aumentou de 0,9% para 2,8%

RIO - De acordo com pesquisa do Instituto Dante Pazzanese, com base em registros de informações de 2,54 milhões de homens alistados no serviço militar no Estado de São Paulo, entre 1978 e 2008, o número de obesos triplicou no estado nesses 30 anos. No fim de 1970, apenas 0,9% dos alistados no Exército que fizeram a primeira medição eram classificados como obesos. Em 2008 a taxa dos jovens na faixa de obesidade subiu para 2,8%.
Segundo o médico Daniel Magnoni, da Divisão de Nutrição Clínica do instituto, o aumento da obesidade está relacionado ao estímulo do aleitamento artificial em detrimento do aleitamento materno, além do aumento do sedentarismo durante a infância e a juventude, o maior consumo de fast-food e a mudança do perfil nutricional da família brasileira.
— O jovem brasileiro deixou de comer arroz e feijão para se alimentar mais de massas e de doces — afirma Magnoni.
Entre medidas sugeridas pelo especialista para controlar o avanço da doença na população paulista está a implantação da educação nutricional na pré-escola, o aumento da realização da atividade física e a desoneração de imposto dos alimentos mais saudáveis, como frutas e verduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário