sábado, 25 de agosto de 2012

Brasil tem 48% da população adulta acima do peso, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.


Brasil tem 48% da população adulta acima do peso, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.


RIO - Cerca de metade da população adulta (48,1%) do país está acima do peso e 15% são obesos. Há cinco anos, a proporção era de 42,7% para excesso de peso e 11,4% para obesidade segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira.

Entre os homens, mais da metade (52,1%) está acima do peso e entre as mulheres a proporção é de 44,3%, com aumento significativo nos dois sexos. Em 2006, a pesquisa apontava excesso de peso em 47,2% dos homens e em 38,5% das mulheres.
- A ocorrência do excesso de peso decorre do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados, uma tendência mundial que é reflexo do baixo consumo de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras e do uso em excesso de produtos industrializados com elevado teor de calorias, como gorduras e açúcares, além de baixos níveis de atividade física - afirma Deborah Malta, coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.
Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que em 2010 entrevistou 54.339 adultos, nas 27 capitais. Péssimos hábitos
A pesquisa aponta ainda que o brasileiro está consumindo menos feijão, mais leite integral e bastante carne com gordura aparente. Só 18,2% dos adultos consomem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de cinco porções diárias ou 400 gramas. Já 34,2% dos entrevistados se alimentam de carnes vermelhas gordurosas ou de frango com pele e 28,1% consomem refrigerantes cinco vezes ou mais na semana.
Além disso 14,2% dos adultos são sedentários: não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, no deslocamento diário ou em atividades como a limpeza da casa e trabalho pesado. Outro indicador de sedentarismo é ver televisão por mais de três horas ao dia, hábito referido por 30,2% dos homens e 26,5% das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário